Dorgival Junior - Ascom Adeal
Pela primeira vez, com o uso do Sistema de Avaliação de Desempenho desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio - SEPLAG, a Adeal realiza a avaliação de servidores do órgão de forma online.
A ferramenta, que moderniza e agiliza todo o processo de avaliação, promove a redução de custos e a amplia a acessibilidade. O processo de avaliação no órgão teve início em 2016, após a implantação do PCCS da ADEAL.
No sistema são contemplados os critérios de avaliação instituídos no PCCS da ADEAL, a exemplo de qualidade de trabalho, produtividade, capacidade de trabalho em equipe e assiduidade, entre outros itens, com uma pontuação de 01 a 10. A avaliação é usada como parte do processo para a progressão funcional horizontal do servidor que pode ser solicitada a cada cinco anos.
“A modernização do processo gera um ganho de tempo muito grande. A avaliação é importante também para que o servidor possa refletir sobre a atuação dele no órgão para poder aprimorar a qualidade do serviço prestado”, destacou Renata Kelly Alves de Carvalho Vasconcelos, Chefe Executiva de Valorização de Pessoas da Adeal.
Ao termino de todo o tramite, é gerado um arquivo pdf que será disponibilizado ao servidor e haverá a publicação no DOE AL de uma lista de servidores aptos e inaptos. Com isso, o servidor terá o prazo de 30 dias após a publicação no DOEA AL, para questionamentos.