Como você pode ajudar a para que o país mantenha-se livre da doença da "vaca-louca" (EEB)

Não forneça aos ruminantes (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e outros) proteínas de origem animal, inclusive a cama de frango, os resíduos da exploração de suínos e qualquer outra fonte de alimento que contenha proteínas de origem animal.

  • Antes de alimentar seus bovinos ou outros ruminantes com ração, concentrados e suplementos proteicos, confira cuidadosamente, se no rótulo destes não se encontram os dizeres: "Uso proibido na alimentação de ruminantes".
  • Caso você prepare ração, concentrados e suplementos proteicos em sua propriedade, tenha certeza de que não esteja misturando alimentos para não ruminantes (cavalos, suínos e frangos) na alimentação dos ruminantes, tendo o cuidado de manter estes alimentos devidamente controlados e separados, pois há o risco de haver contaminação cruzada no transporte, na armazenagem, na pesagem e no próprio cocho dos animais.
  • Mantenha sempre com você os comprovantes e notas fiscais de aquisição de rações, concentrados e suplementos proteicos, e também das matérias primas, caso estes alimentos sejam preparados na propriedade.
  • Se você notar um animal apresentando algum sinal de doença do sistema nervoso, como alteração do comportamento, dificuldades de locomoção, paralisia, andar cambaleante, entre outros, avise a unidade local do serviço veterinário oficial mais próximo da sua propriedade.
  • Mantenha-se informado e atualizado em relação às medidas de prevenção e às normas e procedimentos definidos pelas autoridades sanitárias, visitando com periodicidade a unidade local do serviço veterinário oficial e este site do MAPA.
  • Através do telefone 0800 61 1995 denuncie ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento eventuais descumprimentos das legislações vigentes.
    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu